sábado, 4 de dezembro de 2010

URGENTE - Manifestantes depredaram a Câmara Municipal de Canindé

Nesta sexta -feira, 3, manifestantes do MST, Sindicato dos Servidores Públicos e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Canindé invadiram e depredaram a Câmara Municipal da cidade, agora a pouco. São poucas as informações, mas as que temos dão conta de que 9 dos 10 vereadores não compareceram à votação da mesa diretora que seria hoje. Revoltados, os manifestantes resolveram invadir a plenária e provocar um quebra quebra no local.

Mais informações a qualquer momento

Servidores da prefeitura fazem quebra-quebra na Câmara Municipal de Canindé

O Sindicato dos Servidores Municipais de Canindé, no Sertão Central, invadiram a Câmara de Vereadores na manhã desta sexta-feira (3), durante manifestação, e promoveram um quebra-quebra. Eles destruíram a porta de vidro do plenário e os móveis da casa legislativa foram danificados durante o protesto.
Além dos danos materiais, a Polícia Militar informou que várias pessoas foram lesionadas – uma delas teve o braço fraturado. O descontentamento dos servidores seria com a administração do prefeito Cláudio Pessoa. Outro motivo do vandalismo foi a determinação da Justiça de empossar o presidente da Câmara Municipal, aliado do prefeito. Hoje, seria eleita a nova mesa Diretora.
Todo o efetivo do 4º BPM, com sede em Canindé, além de homens do Ronda do Quarteirão, foi encaminhado ao local do protesto. A determinação é dispersar os manifestantes e impedir novos atos de vandalismo na Câmara de Vereadores, que funciona no mesmo prédio da Prefeitura, e no Fórum.
(Fonte: Jangadeiro OnLine)

Rádio São Francisco critica Blog Canindé Agora por noticiar tumulto

A Rádio São Francisco de Canindé está transmitindo em sua programação informações sobre o tumulto na Câmara Municipal. Acontece que um dos locutores fez duras críticas ao Blog Canindé Agora, que foi o primeiro site a dar informações sobre o fato. Ao noticiar sobre os veículos de comunicação que estão cobrindo o ocorrido, o locutor disse que o "blog é mantido pela Prefeitura".
Isso é mentira. Mais uma vez afirmamos que o Blog não pertecence à Prefeitura e nem ao Prefeito. Afirmamos também que as informações postadas aqui são verdadeiras, o que não acontece em algumas transmissões da emissora. Fato é que, parte desta "baderna" ocorrida na manhã desta sexta-feira, se deu por conta do apoio da Rádio São Francisco aos baderneiros.

Enquanto manifestantes quebram a Câmara Municipal, eles dão risada

O que aconteceu na manhã desta sexta-feira foi lamentável. Baderneiros, e não trabalhadores, resolveram quebrar o patrimônio público sem motivo. Mas, encontramos em algumas fotos e vídeos divulgados por sites e emissoras de tv, algumas pessoas que, antes, durante e depois da quebradeira estavam simplesmente rindo, aplaudindo e apoiando o que estava acontecendo naquela hora. É vergonhoso.
http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=nNh-MOcYflw

Irade - Fiel aliado do vereador Ximenes Filho, momentos antes da quebradeira ele estava dentro do plenário no espaço reservado aos vereadores.
Gustavo Justa - Filho do vereador Chico Justa. Enquanto quebravam o plenário da Câmara, ele simplesmente começava a rir da situação.
Lia - Fiel aliada do vereador Ximenes e de Rozário Ximenes. Também riu da situação. Parecia gostar do que estava acontecendo.
Ximenes Filho - Poucos minutos depois dos manifestantes destruírem o plenário da Câmara e pouco antes de conceder uma entrevista à TV Jangadeiro. Do que ele está rindo?
(Créditos: Irade: Imagem retirada da matéria feita pela TV Jangadeiro. Gustavo Justa e Lia: Foto extraída do Blog 540. Ximenes Filho: Imgem retirada da matéria feita pela TV Jangadeiro.)

Após quebra-quebra na Câmara de Canindé, prefeito diz que não teme impeachment

O prefeito de Canindé, Cláudio Pessoa nega que esteja com o salário do funcionalismo em atraso, e afirma que a sua administração é séria: “em negócio de enrolada, estou fora”. Ele atribui a interesses contrariados, do sindicato e da Cut, o pedido do seu impeachment.
O Prefeito explicou que quando assumiu, pegou a prefeitura com dívidas e que, aos poucos foi colocando tudo em dia. Então, o “Sindicato está se utilizando de coisa antiga, para enganar a população a assinar o pedido do meu afastamento. Quanto a isso, estou tranqüilo. Tudo começou porque eles queriam empregar 10 pessoas e eu não aceitei.”
Sobre a confusão ocorrida na manha de hoje, na Câmara, Cláudio Pessoa foi taxativo: “Eu mando na minha prefeitura, na Câmara não mando, não. Só estive lá no dia da minha posse e não estou apoiando ninguém, embora simpatize com a chapa do Toninho do Gordinho.
O que houve lá foi um ato de vandalismo contra o patrimônio e os vereadores da base levaram peia”.
O coordenador do MST na região, Josenildo Miguel, disse que o Sindicato dos Servidores, deu entrada na câmara, de um abaixo-assinado, com mais de 5.0000 assinaturas pedindo o afastamento do prefeito, por estar com dois meses de atraso no pagamento de parte dos servidores e denunciam também desvio de recursos públicos. Segundo, Josenildo, era para o pedido ter sido votado hoje.
Temendo uma manobra para absolver o prefeito, manifestantes invadiram à câmara, na mesma sessão que também escolheria a nova mesa diretora, e o que houve foi um clima de guerra, com pedradas, palavrões e quebra-quebra.
Tumulto e quebra-quebra na câmara de Canindé
De acordo com Josenildo, tinha mais de 2.000 manifestantes e houve muita tensão. A polícia foi acionada para conter os ânimos exaltados. Todo efetivo do 4ºBPM foi acionado para dispersar o pessoal. Puxados pelo Sindicato dos Servidores Municipais eles destruíram a porta de vidro do plenário e danificaram os móveis.
Os estilhaços afetaram algumas pessoas, que também levaram pedradas. Outro motivo do vandalismo foi a determinação da Justiça de empossar o presidente da Câmara Municipal, aliado do prefeito. Hoje, seria eleita a nova Mesa Diretora. São 10 vereadores.
O atual presidente, Robson Saraiva, disputava a reeleição contra a chapa do Toninho Gordinho, que tem a simpatia do Prefeito. Robson contava com os votos de Ximenes Filho, Chico Justa, Panta, Alexandre Anastácio, Zeleide Araújo.
Acontece, que Alexandre Anastácio havia tirado licença até o dia 6 de dezembro, e o primeiro suplente, o Antônio Cabloco, não vota com Robson. O suplente entrou com um mandado de segurança, que foi aceito pelo juiz da 1ª Vara, Antônio Josimar Almeida Alves, para permanecer até o dia final da licença.
Com a posse do substituto, os vereadores da situação saíram do plenário e a sessão foi iniciada com os cinco vereadores da base do prefeito: Toninho, Germano, Heitor, Antônio e Mariinha. Pronto, a partir daí, os manifestantes não deixaram a sessão prosseguir. Segundo Josenildo, uma nova sessão vai ocorrer na próxima sexta-feira.