segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Carretas trazem romeiros do Maranhão a Canindé

Chega na madrugada de amanhã um comboio de 19 carretas procedente da cidade de Codó (MA), com 2.200 pessoas que vêm conhecer o santuário de São Francisco das Chagas de Canindé. Os devotos chegam para pagar promessas e participar da programação da romaria em homenagem ao padroeiro da cidade, iniciada no dia 7 e que termina no próximo dia 17 de outubro.

Os romeiros do Maranhão serão recebidos pelo pároco e reitor do Santuário, frei João Amilton dos Santos, pelo prefeito da cidade, Cláudio Pessoa, que entregará a chave da cidade ao empresário Francisco Carlos de Oliveira, o Chiquinho do Codó; pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Plínio Gomes; e pelo assessor das Romarias, Germano Silva. A recepção acontece às 6h, no Distrito de Caiçara, a 18 quilômetros da sede do Município.

Após o ritual religioso, os 19 veículos seguem pela CE-257, guiados por um trio elétrico que leva o cantor e compositor Manoel Messias. Ele interpreta vários hinos gravados em louvor a São Francisco. O motopatrulhamento da Polícia Rodoviária Estadual e da Guarda Municipal garantem a segurança. Ao chegar ao Santuário, o comboio segue para o Centro de Apoio Integrado à Criança e ao Adolescente (Caic), que foi cedido gratuitamente pela Prefeitura.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Plínio Gomes, o prefeito Cláudio Pessoa autorizou que todos os prédios públicos do Município fossem colocados à disposição da romaria. Para evitar que os romeiros sofram com assaltos, a Polícia Militar, através do comandante do 4º Batalhão, tentente-coronel Luciano Domingos, irá colocar policiais de plantão no Caic, bem como a cavalaria, que fará rondas diárias em toda área.

A Festa de São Francisco entra no seu sétimo dia de novenários. Hoje o tema da celebração é: "São Francisco espelho da solidariedade e exemplo de missionário". O pregador da noite será o ministro provincial, frei Marconi Lins, da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil, com sede em Recife. O Estado homenageado será o Rio Grande do Norte.

A missa dedicatória de hoje à tarde será em homenagem aos camponeses - com a participação dos integrantes do Movimento Sem Terra e Sindicato dos Trabalhadores Rurais na Praça da Gruta de Nossa Senhora de Lurdes.

A cidade está tomada de romeiros. A procissão com o painel de São Francisco começa às 18h percorrendo a Rua Gervásio Martins e o calçadão do romeiro até a Praça, onde são celebradas as novenas com a animação de Frei Jonaldo, presididas por frei João Amilton dos Santos. Um dos pontos altos da romaria é o esquema de segurança montado pelas Polícias Rodoviária Federal, Estadual, Polícia Civil, Militar, Guarda Municipal e Serviço Reservado.

Devoção

19 carretas vindas da cidade de Codó (MA) participam da Romaria de Canindé, transportando cerca de 2.200 pessoas. Todos os anos, os maranhenses cumprem a tradição

Fé, suor e devoção em Canindé

Há uma década, Tereza Maria de Jesus, 71, faz uma caminhada sagrada. Imitando o calvário de Cristo, ela percorre a chamada Via-Sacra do Monte, uma rua que começa na Igreja de Nossa Senhora das Dores e termina na ermida do Monte, a igrejinha de Cristo Rei. Dona Tereza mora em Teresina (PI) e sempre vai a Canindé para a Via-Sacra. Leva o neto Lauro Francisco, 14, para se apoiar na subida.


Como todos os romeiros que fazem o trajeto, a piauiense carrega uma pedra na cabeça. Ela para em cada uma das 14 estações (locais que lembram os que Jesus parou no caminho para a crucificação) e troca a pedra. Nem parece cansada com a subida. “São Francisco me protege. Devo a minha saúde a ele e a Deus, por isso faço todos os anos essa romaria”.

A graça da saúde também é motivo para a família Neves percorrer a Via-Sacra. Maria das Graças, Fábio José e Terezinha Neves (mãe, filho e nora) são de Caxias (MA) e se vestiram de marrom, lembrando o hábito de São Francisco, para ir à Canindé. “Estamos aqui desde a segunda-feira passada e só voltamos no próximo domingo, depois da procissão”. A caminhada pelas ruas do Centro, seguindo o andor com a imagem do padroeiro, ocorrerá no fim da tarde de domingo, encerrando a 252ª. Festa de São Francisco das Chagas.
Os romeiros que lotam a cidade se apinham, de hora em hora, na praça da Gruta e nas demais igrejas para assistir às celebrações eucarísticas. “Sejam todos bem-vindos os que aqui vieram para saudar São Francisco, o santo que mais se assemelhou a Jesus Cristo no sofrimento. Ele viveu a doutrina do amor ao próximo”, dizia ontem o monsenhor Amilcar Mota, um dos celebrantes.

Multidão
Na avaliação do pároco, entre 800 mil a 1 milhão de fiéis devem visitar Canindé até o domingo. Eles entram na Basílica ou Santuário descalços, de joelhos, com vestes de cor marrom e vão até o altar para o momento de oração.


Também acendem velas para agradecer graças alcançadas e depositam ex-votos (figuras esculpidas em madeira representando partes do corpo que estavam doentes) no grande salão ao lado da Basílica. “O romeiro paga a sua promessa e traz um dinheirinho separado para comprar lembranças. As vendas estão boas nestes últimos dias”, destaca o vendedor ambulante Antônio Rodrigues, que vende santinhos, fitas, medalhas, terços, imagens e outros objetos que lembram São Francisco.

E-MAIS

> Muitos grupos de romeiros saem à pé de suas cidades para ir à Canindé. Caminham sempre na madrugada, início e fim do dia. Nos horários de sol forte, descansam em abrigos. Joaci dos Santos, o “Bigode”, é um dos que acolhe caminheiros. Ele tem uma mercearia com um alpendre onde são armadas as redes para o descanso.

> Ao longo da BR-020 estão construídos os abrigos do projeto “Caminhos de Assis”, do Governo do Estado, que vai acolher os caminheiros que saírem de Fortaleza até Canindé. Pertinho do comércio de “Bigode” (em Campos Belos, Caridade) tem um deles. “Enquanto não fica todo pronto, a gente dá o apoio. Há 25 anos que recebo os romeiros com alimentação, local para o descanso e banheiros”, disse o comerciante.

Mistério - Filho de empresários canindeenses é encontrado sem vida dentro de carro

Um fato misterioso deixou a população de Canindé bastante comovida neste domingo, 17. Rafael Santos, 26 anos, filho dos empresários Hosana e Adail, foi encontrado sem vida dentro de seu carro, um Astra de cor cinza, que estava estacionado ao lado da Churrascaria O Doquinha em Canindé. Segundo informações, Rafael tinha ido à uma festa que aconteceu na noite de sábado, 16, no BNB Clube da cidade e depois não teria entrado em contato com família, apenas com amigos. que dizem terem visto Rafael pela última vez por volta das 11h deste domingo, 17. Preocupada, a família foi à sua procura e seu carro foi localizado pelo seu irmão mais novo, Daniel, por volta das 20h. Um fato que chamou a atenção da polícia e dos familiares é que o som do carro havia sido roubado, além de objetos pessoais como relógio, celular e carteira. Outro fato estranho, é que o carro estava bem ao lado de uma das mais movimentadas churrascarias de Canindé, que fica localizada na avenida principal da cidade e ninguém desconfiou de nada. Segundo a perícia que esteve no local, Rafael não tinha marcas de violência pelo corpo e nenhum tipo de perfuração, e que uma possível parada cardíaca pode ter provocado a morte do jovem. A perícia não descartou a hipótese de uma possível overdose por um eventual uso de algum tipo de entorpecente. Uma perícia mais detalhada, juntamente com a necrópsia será feita e os resultados deverão ser divulgados em breve.











Rafael Santos era bastante conhecido na cidade e a notícia de sua morte deixou muitas pessoas abaladas. Ele era proprietário da loja Stop Motos, que fica no Complexo Adail: Adail Lubrificantes, Adail Peças, Boutique Lorena Modas e Lorena Baby. Seus pais são Adail e Hosana e seus irmãos são Daniel, Lindembergue e Lorena.

sábado, 16 de outubro de 2010

Serra chega a Canindé para festa religiosa

Tucano estará hoje na festa de São Francisco de Canindé, uma das mais movimentadas do circuito de romarias do País, para tentar atrair votos dos fieis nordestinos e diminuir distância de Dilma na região
O candidato à Presidência pelo PSDB, José Serra, chega hoje a Canindé (115 km de Fortaleza) para realizar ato de campanha. O tucano participará de uma das missas da festa de São Francisco de Canindé, uma das mais importantes do Nordeste e que atrai cerca de 800 mil romeiros à cidade, segundo o pároco local, ao longo de 10 dias de evento.

A visita de Serra pode reunir antigos desafetos políticos, já que Tasso Jereissati (PSDB) e Lúcio Alcântara (ex-PSDB, hoje no PR) confirmaram presença ao lado do tucano. Lúcio, que apoiou a petista Dilma Rousseff no primeiro turno das eleições presidenciais, confirmou ontem que irá defender a candidatura de Serra na segunda fase do páreo (ver página 19).

Logo após a missa, lideranças políticas do PSDB e de siglas coligadas se reunirão no espaço cultural Luar do Sertão, ainda em Canindé, para discutir formas de apoio ao presidenciável tucano.

A visita a esse centro de peregrinações ocorre justo num momento em que temas religiosos têm pautado a campanha com bastante intensidade, o que faz com que a participação dos dois adversários em eventos de cunho cristão seja cada vez mais frequente.

Esta é a segunda vez que José Serra vai a Canindé em menos de 12 meses. Em 28 de novembro do ano passado, ele visitou o Santuário de São Francisco e participou do evento tucano “Ceará em Debate”. Na época, Serra era governador de São Paulo e pré-candidato à Presidência, disputando o direito de lançar candidatura com o correligionário Aécio Neves (PSDB-MG).

Após o encontro em Canindé, o tucano volta a São Paulo, fazendo escala em Fortaleza, para se preparar para o debate televisivo da RedeTV! entre os presidenciáveis, que ocorre amanhã, às 21h15min. Não há eventos previstos em Fortaleza na agenda do candidato.

De olho no Nordeste
A visita tucana faz parte da estratégia de Serra de tentar conquistar votos no Nordeste e reduzir a vantagem de Dilma. Serra perdeu para Dilma no primeiro turno nos nove estados da região.
No primeiro turno, Serra teve 24,9% dos votos válidos em todo o Nordeste; Dilma teve 60%. No Maranhão, Estado do Nordeste em que Serra teve o menor número relativo de votos, ele teve 15,1%, enquanto Dilma somou obteve 70,5%. No Ceará, Serra teve 16,36%, contra 66,3% de Dilma. (André Teixeira)

sábado, 9 de outubro de 2010

Ainda repercute o fato de a Basílica de São Francisco não receber a iluminação tradicional neste ano

Recebemos através de e-mail um poema, de tom bastante crítico, sobre um assunto que ainda não saiu da cabeça dos canindeenses e dos romeiros de São Francisco, a iluminação tradicional da Basílica de São Francisco. Após 8 décadas, em uma decisão não compartilhada com a população, a Paróquia de São Francisco resolveu inovar e mudar a iluminação tradicional por uma nova.











Veja o poema:






Escrito por Itami de Morais










Solicitaram dinheiro


Pra pintura da Igreja


Nos traíram, ora veja,


Traíram o povo romeiro


Alteraram o paradeiro


Dessa nossa doação


Nos pagaram com traição:


A Igreja se apagou


Canindé patrocinou


O fim da sua tradição.






Canindé perdeu o brilho


Na nossa bela Matriz


Uma atitude infeliz


De quem nunca foi seu filho


Que rasgou o estribilho


Da nossa maior canção


Só trevas restam, então:


A Igreja se apagou


Canindé patrocinou


O fim da sua tradição.






Aqui acontece tudo


Pra desconsolo do povo


O absurdo mais novo


Deixou o Canindé mudo


Analisando, contudo,


Culpo a população


Pois "comprou" essa traição:


A Igreja se apagou


Canindé patrocinou


O fim da sua tradição.

Prefeitura garante mais obras para Canindé

A cidade de Canindé está virando mesmo um canteiro de obras. A Prefeitura empenhou junto à Caixa Econômica Federal o valor de R$ 1.700.000,00 para realização de várias obras na sede da cidade e nos distritos da zona rural.



As obras que estão previstas no projeto são: a construção do tão aguardado Pólo de Lazer na praça da Melada, que custará cerca de R$ 1.000.000.00, e três grandes praças, duas delas na zona rural: Distrito de Vazante do Curú e Targinos e uma na sede: Bairro São Mateus., que irão custar cerca de R$ 700.000.00. Segundo o prefeito Cláudio Pessoa, os projetos estão começando a sair do papel e os compromissos de campanha estão sendo cumpridos. Vale ressaltar que essas são apenas algumas das obras serão realizadas nos próximos meses. A verba já está assegurada e pronta para ser liberada. A previsão é que logo após a Festa de São Francisco seja iniciado o processo de licitação para definir quais empresas ficarão responsáveis pelas obras.

Governador Cid Gomes paga promessa em Canindé

O governador Cid Gomes está em Canindé para pagar promessa feita a São Francisco. Com ele, estão alguns parlamentares eleitos e reeleitos.



Cid Gomes, que é bastante devoto do santo e até anda com fitinha amarrada num dos pulsos, está todos os anos na cidade participando da romaria.






A promessa, claro, só pode ter sido para ele sair vitorioso nas urnas e deve ter ficado mais forte após a eleição dos seus dois braços, Eunício Oliveira e José Pimentel, senadores eleitos.

Basílica lota com fiéis para louvar São Francisco

A fé nordestina é renovada em mais uma Romaria de São Francisco, aberta com caminhada e missa



O negrume da noite ainda não havia se dissolvido no céu quando a Basílica de Canindé se encheu de luz para receber os fiéis no primeiro dia da Festa de São Francisco das Chagas. Na madrugada de ontem, moradores de Canindé e romeiros de vários Estados se dirigiram à praça para assistir à abertura da festa. O hasteamento das bandeiras foi seguido de uma missa às 4 horas, celebrada pelo reitor do Santuário, frei João Amilton dos Santos, que espera de 800 mil a um milhão de visitantes nos próximos dez dias.






"São Francisco nos ensina a sempre ter confiança em Deus, mesmo nos momentos de dor e sofrimento, e acredito que é isso que atrai tantos fiéis. Num mundo rodeado de coisas superficiais, ele nos convida a viver o Cristo pobre e fraterno", define o reitor. Após a missa, as portas do Santuário foram abertas para visitação. Centenas de romeiros encheram os bancos e se dirigiram ao altar para fazer suas preces.






Vestes marrons






A devoção se revela de diversas maneiras. Aos que portavam as tradicionais vestes marrons do santo se juntavam pessoas com celulares e câmeras fotográficas, registrando cada momento e adicionando novas formas de demonstrar o sagrado.






Os males do corpo e do espírito curados por São Francisco ganhavam forma no entalhe da madeira, transformados em ex-votos depositados na Casa dos Milagres. Outros depositam mechas de cabelo de si e dos parentes que não puderam fazer a romaria neste ano.






"Nasci e me criei em Canindé, e o nome nem precisa dizer de onde vem", brinca a aposentada Francisca de Sousa Soares, de 82 anos, que mora há mais de 30 em Fortaleza. Não perde uma festa de São Francisco, apesar da idade. Quando perguntada sobre o que sentia quando entrava no Santuário, o riso se transformou em lágrimas.






"Sinto muita saudade quando venho aqui. Hoje estou quase só, meu marido faleceu e sinto muita falta. Mas eu tenho meu São Francisco, que sempre me ouve quando peço alguma coisa", desabafa, voltando a sorrir.






Coração confortado






Durante todo o dia de ontem, outros Franciscos, Franciscas e Claras (em homenagem à Santa Clara, prima e apoiadora de São Francisco) mostraram que nenhum sacrifício é grande demais para aquele que, tão prontamente, atende pedidos e conforta corações.






Outras três missas foram celebradas, ontem, às 7h, 9h e 16h, além de uma procissão com o painel de São Francisco pelas ruas de Canindé. Nos demais dias, a programação começa às 5 horas, com a realização da Via Sacra na Avenida Francisco Cordeiro Campo, seguida por missas de hora em hora na Basílica.






A 252ª Romaria de São Francisco prossegue até o próximo dia 17. No período, a programação também inclui novenas, missas e confissões. Estas acontecem de 8h as 11h e de 11h as 16h, na Basílica de Canindé. No Complexo São Damião, acontecem os batizados, sempre no horário de 10h as 15h.






MAIS INFORMAÇÕES






Basílica de São Francisco das Chagas, em Canindé


(85) 3343.0017


(85) 3343.0447






PAGADORES DE PROMESSA






Fama de "milagreiro" é crescente






Canindé. O primeiro milagre teria acontecido no século XVIII, ainda na reforma da primeira igreja erguida por Francisco Xavier. Um operário caiu de cima da torre e gritou o nome de São Francisco das Chagas. Imediatamente o corpo ficou preso numa trave, antes de chegar ao chão. Desde então, a cada ano, a fama de milagreiro do santo só aumenta, testemunhada por aqueles que não hesitam em ferir a própria carne para demonstrar sua fé e gratidão.






Há os que prefiram agradecer e fazer suas preces discretamente, nem gostam de dizer qual foi o milagre, alegam que a questão é entre eles e o santo. Já a estudante Francisca Clara Guilhermino deixa sua fé mais que evidente: vestiu a si e à sobrinha Maria Leidiane, de apenas um ano, com o hábito marrom e cordão branco na cintura. Mesmo sem idade para entender, começava para aquela criança uma história de devoção.






"Ela levou uma queda feia de moto, foi para o hospital duas vezes, a gente já estava se desesperando. Foi quando eu fiz uma promessa para São Francisco e ela ficou boa. Não tenho nem palavras para explicar, minha família toda é devota de São Francisco", explica.






Vindo de Batalha, no Estado do Piauí, o ambulante Francisco Vianna também se vestiu com a cor do santo dos pobres, "até a japonesa eu comprei marrom para vir a Canindé, mas deixei no abrigo". O motivo de não trazer o chinelo foi a forma de cumprir sua promessa: percorrer o trajeto do primeiro degrau da Basílica até o altar de São Francisco de joelhos.






Na última Semana Santa, Francisco Vianna fraturou o braço direito num acidente. Precisou ir para Teresina para recolocar o ombro, que tinha sido deslocado. Passou 22 dias com o braço engessado e um mês com o membro numa tipoia.






"A médica disse que havia o risco de eu perder os movimentos da minha mão. Eu chorava dia e noite, por causa da dor e do medo de fazer a operação e piorar". O vendedor ambulante conta que não conseguia fazer tarefas simples, como abotoar uma camisa ou abrir uma simples embalagem.






Foi quando ele se lembrou de se valer de São Francisco, a quem já havia recorrido em outras situações. Hoje ele mostra, emocionado, como consegue levantar o braço acima do ombro, algo que há poucos meses não conseguia fazer. "Ainda estou com três dedos um pouco dormentes, mas tenho fé de que vou conseguir voltar a mexer. Sempre venho a Canindé, e São Francisco nunca me faltou".






Neste período do ano, Canindé se transforma em um grande palco de pagadores de promessas. Cada um tem uma história de vida para contar, repleta de sofrimentos, já superados ou amenizados, por meio da clemência ao santo.






É o povo nordestino mostrando que, além da medicina dos homens, há uma mais poderosa, ativada pela fé.

SSPDS desencadeia operação de combate ao tráfico em Canindé

Em Canindé, cerca de 200 homens das Polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros e Perícia Forense do Ceará (Pefoce), em 50 viaturas, percorreram 40 locais identificados como ponto de venda de drogas na madrugada desta sexta-feira (8). O trabalho foi uma ação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).







Segundo o gestor operacional do GGI, delegado Harley Alencar, foram apreendidas 12 armas de fogo, sendo oito espingardas artesanais; um quilo de maconha, 700 gramas de cocaína e 200 gramas de crack. “Certamente nossa operação levará mais tranquilidade durante os festejos alusivos a São Francisco, quando a cidade recebe milhares de romeiros”, lembra Harley Alencar.


Durante a operação sete pessoas foram presas em flagrante, acusadas de tráfico de droga e posse ilegal de armas de fogo. Devido ao grande número de policiais empregados, os criminosos não reagiram. Um suspeito, porém, ao perceber a aproximação dos policiais ingeriu a droga. Segundo a namorada dele, o homem (nome não revelado) engoliu seis papelotes de cocaína. “Os policiais o encontraram quase tendo um ataque cardíaco, encaminharam ao hospital, mas ele não resistiu”, lembrou Harley Alencar.






As investigações do levantamento dos pontos de venda de droga começaram há três meses, sendo realizadas por homens da Delegacia Regional de Canindé, sob a coordenação do delegado Dionísio Aguiar, e policiais militares lotados no 4º BPM. Com os dados levantados, a Justiça autorizou o cumprimento dos 40 mandados de busca e apreensão nos bairros Santa Luzia, João Paulo II e Centro.

Ceará é o estado que mais aprovou candidatos "fichas-sujas" nas eleições

Levantamento realizado pela Folha de São Paulo revela que os eleitores de todo o país aprovaram 51 candidatos barrados com base na Lei da Ficha Limpa, que podem ocupar vagas ou serem suplentes, se em última instância a Justiça decidir que a nova legislação não é aplicável aos casos deles ou é inscontitucional.







O Estado do Ceará foi o que mais aprovou considerados "fichas-sujas" nas eleições. Nove candidatos nessa situação poderão recorrer à Justiça para tentar tomar posse, após serem bem votados pelos cearenses, informa a Folha.






Em São Paulo, sete políticos com candidaturas indeferidas pelo TRE por conta da lei tiveram boas votações.






O mais bem-sucedido foi o deputado federal Paulo Maluf (PP), que tenta a reeleição. Ele obteve a terceira colocação na preferência dos paulistas, com 497 mil votos.






Os eleitores de todo o país reprovaram nas urnas 75% dos candidatos enquadrados na Lei da Ficha Limpa pela Justiça Eleitoral.






Ao todo, 157 políticos considerados "fichas-sujas" não conseguiram votos suficientes para serem titulares ou suplentes de cargos caso consigam derrubar nos tribunais as decisões que indeferiram suas candidaturas.

Polícia faz operação especial em Canindé e apreende drogas e armas

O Gabinete de Gestão Integrada (GGI), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceara, realizou operação contra o tráfico de drogas no município de Canindé (115 quilômetros da Capital), que recebe caravanas de romeiros de vários pontos do País em clima de festa de São Francisco das Chagas, o padroeiro. Aproximadamente 200 homens das polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros e Perícia Forense, em 50 viaturas, percorreram 40 locais identificados como ponto de venda de drogas na cidade.





Segundo o gestor operacional do GGI, delegado Harley Alencar, foram apreendidas 12 armas de fogo, sendo nove espingardas artesanais. Também um quilo de maconha, 700 gramas de cocaína e 200 gramas de crack foram encontrados. “Nossa operação levará mais tranquilidade durante os festejos a São Francisco, quando a cidade recebe milhares de romeiros”, lembra Harley.






Somente em uma das bocas de fumo três pessoas foram presas. No total, a operação em Canindé resultou em nove prisões em flagrante por tráfico ou posse ilegal de armas de fogo. Devido ao grande número de policiais empregados, os criminosos não reagiram, mas um, de nome ainda não revelado, ao perceber a vinda dos policiais ingeriu, segundo a namorada dele, seis papelotes de cocaína. Os policiais o encontraram quase tendo um ataque cardíaco, encaminharam ao hospital, mas ele não resistiu, destaca Harley Alencar.





As investigações do levantamento das bocas de fumo tiveram início há três meses, sendo realizadas por homens da delegacia Regional de Canindé, sob o comando do delegado Dionísio Aguiar, e policiais militares do 4º Batalhão de Polícia Militar de Canindé. Com os dados levantados, a Justiça autorizou o cumprimento dos 40 mandados de busca e apreensão em bairros de Canindé, como Santa Luzia, João Paulo II e Centro.





RESULTADO DA OPERAÇÃO





1 Kg de Maconha


700 gramas de Cocaína

200 gramas de Crack


12 armas (3 revólveres calibres 32 e 9 espingardas artesanais)


244 munições (para calibre 12, 20, 22, 32, 36 e 38)

55 tubos de pólvoras

8 armas brancas

R$ 2.677, 50 em cédulas e moedas

74 carregadores celulares

20 pássaros silvestres

Missa do Vaqueiro renova a tradição





Aconteceu, hoje, 10 horas, na Igreja de São Pedro, em Canindé, a 40ª edição da tradicional Missa do Vaqueiro. O evento faz parte da programação da romaria em homenagem a São Francisco das Chagas. A festa foi iniciada na última quinta-feira e prossegue até o dia 17 de outubro.






Este ano, a festa em homenagem ao vaqueiro, maior símbolo vivo do sertão nordestino, saiu do Parque de Exposição Francisco Diassis Bessa Xavier, às 8 horas. O cortejo percorreu a Avenida São Francisco, ruas Joaquim Magalhães, Romeu Martins, Joaquim Custodio, José Veloso Jucá, Travessa J. Pinto até chegar na Igreja de São Pedro, totalizando um percurso de cinco quilômetros.






Histórico






A celebração começou a integrar o calendário da festa em 1970, por intermédio do poeta popular Raimundo Marreiro, já falecido, do executivo Juarez Coutinho e da vaqueira (hoje Mestra da Cultura do Ceará) Dina Maria Martins. A ideia é manter viva uma tradição entre vaqueiros e a fé.






De acordo com Dina Martins, a primeira missa foi celebrada em 1º de outubro daquele ano, pelo então vigário da Paróquia de São Francisco, frei Lucas Dolle. Em 1976, devido ao grande sucesso da festa, a missa e a cavalgada da fé contaram com a presença do inesquecível "Rei do Baião", Luiz Gonzaga, grande divulgador dos temas e tradições do sertão.






Os festejos são coordenados pela Associação dos Vaqueiros de Canindé, com o apoio da Cavalaria Montada da Policia Militar, Guarda Municipal e batedores da Polícia Militar. A quarta edição da Missa dos Vaqueiros terá a participação do pároco e reitor do santuário de São Francisco, frei João Amilton dos santos. Para Dina Martins, a missa é uma forma de render homenagens a um dos santos mais populares do Nordeste e valorizar a tradição do ofício de vaqueiro.






"Estamos realizando mais uma missa na maior romaria franciscana das Américas, e esperamos contar com a participação de 1.500 vaqueiros de vários Municípios do Ceará. A missa é uma forma de agradecimento a São Francisco por tudo de bom que ele nos proporciona durante o ano, principalmente na proteção divina, quando estamos na luta diária entre cavalo e gado", ressalta a integrante da Associação.






Homenagem






Canindé é o único Município do Ceará que tem uma data especial para celebrar a coragem e determinação do vaqueiro. "Nossa categoria comemora uma data especial, no dia 22 de agosto, Dia do Folclore, conforme a lei Municipal 2.051, de 29 de abril de 2008", afirma a vaqueira Dina Martins.






Hoje, o Diário do Nordeste será homenageado pelos vaqueiros. É uma forma de reconhecimento ao trabalho de cobertura da Festa de São Francisco, feito pelo jornal todos os anos. A comenda será entregue após a celebração eucarística.






A romaria entra hoje no seu terceiro dia de celebração. Ontem, na primeira novena, o tema foi: "São Francisco espelho da solidariedade para com a pobreza", em que o Estado do Ceará foi homenageado. O pregador da novena foi dom José Hering, bispo da Diocese de Limoeiro do Norte, e os responsáveis pela celebração foram membros da Pastoral da Educação, Escolas do Município, Estaduais e Particulares.






Hoje, no terceiro dia da festa, a novena será de responsabilidade da Pastoral Catequética e Pastoral do Batismo. A pregação será de padre Cláudio Kramer, de Piripiri no Piauí. O tema é: "São Francisco espelho da solidariedade para com as necessidades da Igreja". O Estado homenageado será o Piauí, de onde centenas de romeiros vêm para pagar promessas e renovar a devoção ao santo.






Quem passou ontem pela cidade foi o governador reeleito Cid Gomes, que veio cumprir sua devoção a São Francisco e visitar os amigos franciscanos. Ele assistiu à missa, participou das homenagens pelos 120 anos do painel do santo e depois foi recebido pelos freis João Amilton dos Santos e Jean de Sousa. Cid Gomes disse à reportagem que sua vinda a Canindé foi uma visita espiritual. "Vim pedir forças a São Francisco para continuar nessa luta para melhorar o Ceará", disse Cid Gomes, que foi reeleito para mais quatro anos de governo.






A devoção a São Francisco das Chagas de Canindé já acontece há 252 anos.






Participação






1500 vaqueiros de diversas regiões do Ceará devem seguir para Canindé a fim de participar da Missa do Vaqueiro, que ressalta a religiosidade popular e as tradições do sertão

terça-feira, 5 de outubro de 2010

JOVEM DE 18 ANOS É ASSASSINADO A FACA EM CANINDÉ



Na noite desta segunda feira, 04/09 foi vitima de homicídio a faca na travessa São Francisco no bairro da palestina o jovem Antonio Gleison Evangelista da Silva de 18 anos. Segundo familiares Gleison era usuário de drogas e quando menor de idade já havia sido apreendido por algumas vezes por cometer atos infracionais. Policiais Militares e do Ronda do Quarteirão estiveram no local colhendo as primeiras informações sobre os motivos pelos quais a vitima foi assassinada que até agora esta em volto de mistério, e fazem buscas no intuito de prender quem cometeu o homicídio. Informações extra-oficiais dão conta que o mesmo foi lesionado nas costas, tórax e braços pelo menos cinco vezes. A Polícia civil deve instaurar inquérito para investigar o crime.

sábado, 2 de outubro de 2010

FTA recupera motos roubadas na região de Canindé










Durante uma operação policial realizada na última quarta-feira (29/09), após dois assaltos ocorridos, um na BR 020, onde roubaram uma moto Twistter vermelha, de propriedade de José Alves da Silva, e o outro ocorrido na zona rural do município de Mulungu, onde possivelmente os dois assaltantes seriam os mesmos, tomaram de assalto uma moto Titan 150, de cor vermelha, de propriedade de Pedro Gilson Vitoriano da Silva.

Em ambos os assaltos, as vítimas foram abordadas por dois homens armados de revólveres, que além de subtraírem as motos levaram também outros pertences das vítimas.

 
Após tomar conhecimento destas ocorrências, uma equipe da Polícia Militar FTA, comandada pelo cabo Barbosa, conseguiu efetuar a prisão de Francisco Ademir Oliveira da Silva, 28 anos, residente em Mulungu, que confessou dar apoio aos assaltantes e também ter participação nos assaltos, e apontou mais dois envolvidos, que seriam "Pitui" e "Glauciliano", os quais se encontram foragidos. Duas espingardas foram apreendidas, uma de calibre 36 e outra de calibre 12, ambas encontradas na residência de "








Durante uma operação policial realizada na última quarta-feira (29/09), após dois assaltos ocorridos, um na BR 020, onde roubaram uma moto Twistter vermelha, de propriedade de José Alves da Silva, e o outro ocorrido na zona rural do município de Mulungu, onde possivelmente os dois assaltantes seriam os mesmos, tomaram de assalto uma moto Titan 150, de cor vermelha, de propriedade de Pedro Gilson Vitoriano da Silva.

Em ambos os assaltos, as vítimas foram abordadas por dois homens armados de revólveres, que além de subtraírem as motos levaram também outros pertences das vítimas.

Após tomar conhecimento destas ocorrências, uma equipe da Polícia Militar FTA, comandada pelo cabo Barbosa, conseguiu efetuar a prisão de Francisco Ademir Oliveira da Silva, 28 anos, residente em Mulungu, que confessou dar apoio aos assaltantes e também ter participação nos assaltos, e apontou mais dois envolvidos, que seriam "Pitui" e "Glauciliano", os quais se encontram foragidos. Duas espingardas foram apreendidas, uma de calibre 36 e outra de calibre 12, ambas encontradas na residência de "