Tucano estará hoje na festa de São Francisco de Canindé, uma das mais movimentadas do circuito de romarias do País, para tentar atrair votos dos fieis nordestinos e diminuir distância de Dilma na região
O candidato à Presidência pelo PSDB, José Serra, chega hoje a Canindé (115 km de Fortaleza) para realizar ato de campanha. O tucano participará de uma das missas da festa de São Francisco de Canindé, uma das mais importantes do Nordeste e que atrai cerca de 800 mil romeiros à cidade, segundo o pároco local, ao longo de 10 dias de evento.
A visita de Serra pode reunir antigos desafetos políticos, já que Tasso Jereissati (PSDB) e Lúcio Alcântara (ex-PSDB, hoje no PR) confirmaram presença ao lado do tucano. Lúcio, que apoiou a petista Dilma Rousseff no primeiro turno das eleições presidenciais, confirmou ontem que irá defender a candidatura de Serra na segunda fase do páreo (ver página 19).
Logo após a missa, lideranças políticas do PSDB e de siglas coligadas se reunirão no espaço cultural Luar do Sertão, ainda em Canindé, para discutir formas de apoio ao presidenciável tucano.
A visita a esse centro de peregrinações ocorre justo num momento em que temas religiosos têm pautado a campanha com bastante intensidade, o que faz com que a participação dos dois adversários em eventos de cunho cristão seja cada vez mais frequente.
Esta é a segunda vez que José Serra vai a Canindé em menos de 12 meses. Em 28 de novembro do ano passado, ele visitou o Santuário de São Francisco e participou do evento tucano “Ceará em Debate”. Na época, Serra era governador de São Paulo e pré-candidato à Presidência, disputando o direito de lançar candidatura com o correligionário Aécio Neves (PSDB-MG).
Após o encontro em Canindé, o tucano volta a São Paulo, fazendo escala em Fortaleza, para se preparar para o debate televisivo da RedeTV! entre os presidenciáveis, que ocorre amanhã, às 21h15min. Não há eventos previstos em Fortaleza na agenda do candidato.
De olho no Nordeste
A visita tucana faz parte da estratégia de Serra de tentar conquistar votos no Nordeste e reduzir a vantagem de Dilma. Serra perdeu para Dilma no primeiro turno nos nove estados da região.
No primeiro turno, Serra teve 24,9% dos votos válidos em todo o Nordeste; Dilma teve 60%. No Maranhão, Estado do Nordeste em que Serra teve o menor número relativo de votos, ele teve 15,1%, enquanto Dilma somou obteve 70,5%. No Ceará, Serra teve 16,36%, contra 66,3% de Dilma. (André Teixeira)
Nenhum comentário:
Postar um comentário