sábado, 16 de outubro de 2010

Serra chega a Canindé para festa religiosa

Tucano estará hoje na festa de São Francisco de Canindé, uma das mais movimentadas do circuito de romarias do País, para tentar atrair votos dos fieis nordestinos e diminuir distância de Dilma na região
O candidato à Presidência pelo PSDB, José Serra, chega hoje a Canindé (115 km de Fortaleza) para realizar ato de campanha. O tucano participará de uma das missas da festa de São Francisco de Canindé, uma das mais importantes do Nordeste e que atrai cerca de 800 mil romeiros à cidade, segundo o pároco local, ao longo de 10 dias de evento.

A visita de Serra pode reunir antigos desafetos políticos, já que Tasso Jereissati (PSDB) e Lúcio Alcântara (ex-PSDB, hoje no PR) confirmaram presença ao lado do tucano. Lúcio, que apoiou a petista Dilma Rousseff no primeiro turno das eleições presidenciais, confirmou ontem que irá defender a candidatura de Serra na segunda fase do páreo (ver página 19).

Logo após a missa, lideranças políticas do PSDB e de siglas coligadas se reunirão no espaço cultural Luar do Sertão, ainda em Canindé, para discutir formas de apoio ao presidenciável tucano.

A visita a esse centro de peregrinações ocorre justo num momento em que temas religiosos têm pautado a campanha com bastante intensidade, o que faz com que a participação dos dois adversários em eventos de cunho cristão seja cada vez mais frequente.

Esta é a segunda vez que José Serra vai a Canindé em menos de 12 meses. Em 28 de novembro do ano passado, ele visitou o Santuário de São Francisco e participou do evento tucano “Ceará em Debate”. Na época, Serra era governador de São Paulo e pré-candidato à Presidência, disputando o direito de lançar candidatura com o correligionário Aécio Neves (PSDB-MG).

Após o encontro em Canindé, o tucano volta a São Paulo, fazendo escala em Fortaleza, para se preparar para o debate televisivo da RedeTV! entre os presidenciáveis, que ocorre amanhã, às 21h15min. Não há eventos previstos em Fortaleza na agenda do candidato.

De olho no Nordeste
A visita tucana faz parte da estratégia de Serra de tentar conquistar votos no Nordeste e reduzir a vantagem de Dilma. Serra perdeu para Dilma no primeiro turno nos nove estados da região.
No primeiro turno, Serra teve 24,9% dos votos válidos em todo o Nordeste; Dilma teve 60%. No Maranhão, Estado do Nordeste em que Serra teve o menor número relativo de votos, ele teve 15,1%, enquanto Dilma somou obteve 70,5%. No Ceará, Serra teve 16,36%, contra 66,3% de Dilma. (André Teixeira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário