terça-feira, 28 de setembro de 2010

A HISTÓRIA DE CIPRILO PIMENTA




Filho de Quixeramobim, terra de Antônio Conselheiro - o valente e lendário sertanejo que enfrentou as forças do exército nacional em pleno sertão da Bahia - Cirilo Pimenta iniciou atividade pública desempenhando mandato de vereador em sua terra natal, impulsionado pelo desejo de servir aos que nele depositavam esperança de dias melhores. Na Câmara, abriu espaço para uma nova bandeira que se erguia no sertão cearense: a organização popular através das associações de produtortes e trabalhadores rurais e urbanos. Em seus discursos, pregou a necessidade de uma integração campo-cidade, onde a agroindústria pudesse viabilizar ocupação na zona rural e a instalação de indústria garantisse emprego e renda na área urbana das cidades.














ELEIÇÃO AO PARLAMENTO ESTADUAL














Carismático e popular, em 1990, se elege deputado estadual, vindo representar na Assembléia Legislativa o sertão Central do Ceará. No parlamento, destaca-se por sua habilidade em negociar e liberar projetos que representassem progresso para sua região. Em 1994, renova mandato de deputado e se consolida como liderança política em nosso estado. Na Assembléia, se caracteriza por discros e projetos na área de geração de emprego e renda e defesa da atividade primária como forma de garanti a permanência do homem no campo. Passa a ser referência quanto o tema é setor primário e se constitui em uma daz vozes mais respeitadas na Assembléia Legislativa.














O SONHO REALIZADO














O ano de 1996 foi o do sonho realizado: dirigir os destinos de sua terra. Eleito prefeito pela vontade majoritária da população, Cirilo Pimenta começa a partir daí a construir uma nova história de seu município e de sua gente. A cidade até então assistia ao progresso de comunidades vizinhas de forma passiva. Como prefeito, Cirilo Pimenta se cercou de auxilirares competentes e contando com a experiência parlamentar abriu as portas de Quixeramobim para que o desenvolvimento econômico e social entrasse. Apoiado por segementos organizados da socieade local, põe em prática um plano estratégico e ousado de governo que consistia em dar suporte às atividades que garantissem desenvolvimento sustentável e emprego. Coma auto-estima resgatada, a cidade passou a experimentar extraordinária evolução econômica e estrutural. A infra-estrutura criada com a implantação do distrito industrial fincou os alicerces para a instalação de indústrias, sobretudo calçadista e agroindústria, fazendo surgir 6 mil empregos diretos e 4 mil empregos indiretos.














PROJETO INOVADOR MARCA GESTÃO














A gestão do deputado Cirilo Pimenta, no entanto, viria ainda a ser protagonista do mais inovador projeto em termmos de administração pública municipal em fins do século passado. Surge o Pingo D'Água, projeto que consistia em perfuração de poços rasos em áreas de aluvião. O projeto foi logo encampado pelo governo do estado tornando-se Poços do Sertão. Ainda como prefeito, Cirilo Pimenta, por sua forte liderança, presidiu a Associação os Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece). Entregou o município com índices econômicos invejáveis e saldo social reconhecido, com adiminuição da pobreza em terras incrustradas no semi-árido. Cirilo Pimenta volta ao parlamento coma eleição de 2006, tendo como focos de atuação a defesa do setor primário, indusatrialização e educação como presssupostos para a geração de emprego e renda e combate a pobreza em nosso estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário